O ex-ditador cubano Fidel Castro e seu irmão e presidente, Raúl Castro, visitaram na sexta-feira o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que se recupera “satisfatoriamente” em Cuba de uma cirurgia, informou hoje o jornal oficial cubano “Granma”.

Chávez, 56, chegou a Cuba em 8 de junho em um tour que o levou também ao Brasil e Equador. Ele foi internado no dia 10 com um abscesso pélvico, segundo o governo venezuelano. Chávez, amigo dos Castro, mantém suas funções apesar de estar fora do país.

“Chávez se recupera satisfatoriamente, cumpre as indicações médicas e se mantém em estreita coordenação com o vice-presidente e outros ministros venezuelanos sobre os principais assuntos do país”, disse o jornal cubano.

“Granma” publicou quatro fotos do que chamou de “encontro fraternal”. Em uma delas, Chávez aparece de pé, sorridente, vestindo um traje esportivo com as cores da Venezuela.

“Passaram em revista os estreitos vínculos entre Venezuela e Cuba e trataram diversos temas da situação internacional”, disse o jornal.

O encontro ocorreu no que parece ser um quarto de hospital, com cortinas, uma cama, um televisor e uma mesa.

A oposição venezuelano critica Chávez por exercer seu poder de fora do território nacional e afirma que ele deve deixar temporariamente o poder a seu vice, Elías Jaua. Jaua afirmou na sexta-feira que Chávez retornará em breve.