A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Proteção da Biodiversidade e Recursos Naturais e o Instituto Florestal, divulgam a comunidade paulista que realizarão, nos dias 06 e 07 de junho, a Operação Amazônia, cujo objetivo é o de prevenir e reprimir a entrada e a comercialização de madeira amazônica ilegal nas fronteiras paulistas.

Serão realizados bloqueios policiais em 26 (vinte e seis) pontos estratégicos em todo os Estado, especialmente nas divisas com os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e fiscalizados, simultaneamente, 28 pátios madeireiros.

Essa ação da Polícia Militar Ambiental está integrada à Política do Governo do Estado de São Paulo de incentivar a aquisição de madeira nativa com origem legal. Por meio dela a Polícia Militar Ambiental já apreendeu nas fronteiras paulistas mais de 8 mil toneladas de madeira amazônica irregular desde 2007.

A Operação Amazônia se inicia às 08:00 horas da manhã do dia 06 de junho e termina no dia 07 de junho às 16:00 horas. Às 19:00 horas do dia 06 de junho será expedido aos interessados um balanço.

O balanço final será expedido às 19:00 horas do dia 07 de junho.