Se você gosta de curtir um friozinho em frente à lareira e bebendo um bom vinho, seu destino tem que ser Campos do Jordão, cidade encravada no Vale do Paraíba, em São Paulo. No inverno o grande atrativo é o clima frio. As temperaturas abaixo de zero predominam nas madrugadas, abrindo caminho para manhãs cobertas de geadas. O gelo se desmancha aos poucos com os primeiros raios de sol e o ar fresco renova a respiração. Turistas enchem as ruas de uma das cidades de inverno mais visitadas do país em busca de descontração, frio e o agito da alta temporada.

Lareira, bebidas quentes e dezenas de opções gastronômicas esperam pelos visitantes. O Festival Internacional de Inverno espalha música pela cidade nas principais igrejas, ao ar livre na Praça de Capivari, no Auditório Cláudio Santoro e no Palácio da Boa Vista encantando moradores e turistas. Um bom vinho e fondue complementam a visita à serra na estação mais esperada do ano.

De 1º a 24 de julho deste ano acontece a 42ª edição do Festival Internacional de Inverno de
Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins”. Com 55 concertos de alto nível artístico, o Festival de Campos do Jordão se converteu no mais importante evento de música clássica da América Latina. Com o tema “Contrastes” o Festival avança sobre sua proposta lançada em 2010 (“A Música e Seus Diálogos”), mostrando este ano as contraposições entre diferentes estilos musicais de uma mesma época ou diferentes fases musicais de um mesmo compositor.

Entre as atrações nacionais, vale destacar as orquestras, conduzidas por prestigiados regentes e acompanhadas por conceituados solistas de renome internacional. Se você gosta de música e cultura, visitar Campos do Jordão é obrigatório. Mas se você só pensa em descansar e curtir o friozinho, Campos do Jordão continua sendo a opção.

Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira a 180 quilômetros da capital, São Paulo. Considerada a cidade mais alta do Brasil são variados os passeios em meio à natureza em uma mistura de cores e tons, ao som do vento e dos pássaros, além das atrações culturais. Ar puro da montanha em uma cidade de pouco menos de 48 mil habitantes, as temporadas de Inverno são o ponto alto com temperaturas abaixo de zero e geadas, no Outono a cidade se prepara com as folhas secas nas calçadas. Na Primavera e no Verão as temperaturas agradáveis e o colorido da natureza são convidativos para dias de sossego paz e aconchego.

A cidade está inserida no Circuito Turístico Mantiqueira, que é composto por sete cidades: (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier – distrito de São José dos Campos), situadas no Estado de São Paulo, na divisa dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e têm em comum a natureza exuberante e riqueza em cultura e artesanato.

Confira alguns dos atrativos culturais, de aventura e eco turismo e produção associada ao turismo que Campos do Jordão oferece e programe sua viagem.

Se você gosta de altura, uma dica é andar de teleférico e chegar ao topo do Morro do Elefante, numa altitude de 1800 metros. Construído em 1972, foi o primeiro a entrar em operação no Brasil. Lá de cima, o turista tem uma visão privilegiada da cidade.

Outra dica legal é conhecer o Museu Felícia Leirner, o único museu a céu aberto do Brasil. Nas dependências do auditório Cláudio Santoro, o local abriga cerca de 100 esculturas de bronze e granito em perfeita harmonia com a natureza.

Interessante é conhecer também o Museu da Xilografia. O acervo do museu conta com obras de mais de 400 xilógrafos. E ainda tem um atelier xilográfico, uma oficina tipográfica e uma biblioteca especializada.
Para a criançada um bom momento é conhecer o Parque da Floresta Encantada, um parque temático infantil onde são encontradas casas de vários personagens que habitam o imaginário dos pequeninos.

Com rico acervo cultural e artístico o Palácio da Boa Vista é a residência oficial de Inverno do Governador do Estado de São Paulo e abriga esculturas e pinturas de artistas famosos, além de requintado mobiliário.

Construído em estilo medieval, é visita imperdível.
Conhecido como Convento das Beneditinas, o Mosteiro de São João é um espaço para aqueles que buscam paz e integração com a natureza e a boa música. E o melhor é que todos os dias tem canto gregoriano.

Passeio imperdível é pegar o trem no centro de Capivari, em Campos do Jordão, na Estação Emílio Ribas e ir até a estação Eugenio Lefévrè, em Santo Antonio do Pinhal, passando pelo Vale do Lageado, com 1743 metros de altitude, é considerado o ponto ferroviário mais alto do Brasil. De lá, avista-se o Complexo Pedra do Baú e o Palácio da Boa Vista.

A natureza de Campos do Jordão é maravilhosa e encanta qualquer turista. Vários são os bosques com trilhas ideais para o ecoturismo. Não deixe de conhecer o Rancho Santo Antonio, local especializado em turismo de aventura; o Borboletário Flores que Voam, com inúmeras espécies vivas de borboletas; o Eco Parque Pesca na Montanha; o Centro de Lazer Tarundu e muitos outros locais que deixaram sua viagem inesquecível.

Ainda dá tempo de curtir o Inverno em Campos do Jordão, afinal, a estação mais fria do ano só está começando. Aproveite!