O curso de Pronto Socorrismo ministrado pela equipe do Corpo de Bombeiros de Dracena terminou na semana passada.

Na última sexta-feira, 18 alunos da cidade e municípios vizinhos receberam os certificados de conclusão. A maioria dos participantes era mulher.

O 1º tenente PM Maxwel Isidoro da Silva, coordenador do curso, ressaltou o interesse dos participantes.

“A turma apresentou nível excelente.

Muitas vezes excederam o horário das aulas até terminar as atividades propostas. Quem quiser participar deve ter consciência que é um curso exaustivo”, afirma.

Ainda de acordo com o tenente, os interessados são estudantes, profissionais da saúde, que conseguem pontuação nos estudos e até mesmo na carreira militar, e pessoas comuns.

“O objetivo é prevenir, instruir as pessoas para que numa eventualidade possam prestar os primeiros socorros até a chegada dos bombeiros”, explica.
Os alunos aprenderam sobre hemorragia e ferimentos em tecidos moles; traumatismos de extremidades; imobilização de fraturas; avaliação de vítima; movimentação e transporte de acidentados, obstrução de vias aéreas por objeto estranho; ressuscitação cardiopulmonar; convulsões; queimaduras; afogamentos, animais peçonhentos e simulações de ocorrências desde caso clínico até acidentes.