Um atentado a bomba atingiu hoje (22) vários prédios onde estão instalados órgãos do governo da Noruega, em Oslo, matando ao menos duas pessoas e ferindo oito. A polícia afirmou, em comunicado, que a explosão foi causada por pelo menos uma bomba, mas não havia ainda suspeita sobre os autores do ataque.
O escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, foi atingido com violência e, segundo testemunhas, várias pessoas ficaram feridas. De acordo com a imprensa local, o premiê não estava no prédio no momento da explosão. Várias janelas do prédio de 17 andares onde estão instalações do governo foram destruídas, lançando destroços a uma distância de 400 metros.
Imagens de TV mostravam vidros e escombros nas ruas e fumaça saindo de alguns prédios. A carcaça de ao menos um carro estava na rua, e testemunhas disseram “sentir cheiro de enxofre”.
Todas as ruas de acesso ao centro da cidade foram fechadas, segundo a rádio norueguesa NRK. Forças de segurança retiraram as pessoas da área, temendo outra explosão.
O porta-voz da Cruz Vermelha, Oistein Mjarum, cujo escritório fica perto do local do ataque, disse que houve uma enorme explosão, que pôde ser ouvida em toda a capital.
O jornalista da NRK Ingunn Andersen disse que as instalações do maior tabloide norueguês, o VG , também foram atingidas. “Vi que vidraças dos prédios do VG e do governo foram quebradas. Algumas pessoas ensanguentadas estão nas ruas. Está um caos completo por aqui”, disse ele à agência de notícias Associated Press.