Quinta-feira (7) à noite, populares, autoridades políticas e da saúde do município compareceram em peso à fase municipal da conferência da saúde, onde debateram e aprovaram propostas em nível municipal, estadual e federal. O evento aconteceu no prédio do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
A articuladora da Atenção Básica, Lígia Maria Antunes de Oliveira e Souza Sinatura, do Departamento Regional da Saúde de Presidente Prudente foi a palestrante da noite. Ela explicou aos participantes que estas conferências realizadas a cada quatro anos garantem a participação da população, dos gestores e trabalhadores da saúde nas decisões das ações na saúde do município.
Segundo a articuladora, nos municípios pequenos as conferências são muito importantes, para que as pessoas possam conhecer melhor todas as ações desenvolvidas pelo SUS no município.
A etapa regional da conferência será em Presidente Prudente no dia 5 de agosto com a participação de representantes de municípios de toda região.
O prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Theodoro e a primeira-dama, Marinela Theodoro participaram dos grupos de debate. Rodrigo agradeceu a comissão organizadora pelo trabalho brilhante na realização do evento e enalteceu o empenho da população na elaboração de propostas visando o fortalecimento do sistema único de saúde.
Foram eleitos delegados que participarão da conferência regional. São elas Silvana Miranda dos Santos Fermino (gestor); Marinela Gargalo Di Candia Theodoro (gestor); Thais Regina da Silva (trabalhador da saúde); Patrícia Rocha Lima (trabalhador da saúde); Cláudia Regina Braga Tenório, Maria de Lourdes Polidoro Jacobs, Marina Ferreira de Oliveira Soares e Delicia Pereira Lacerda (usuários do SUS).