A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) com o apoio da Cati – regional de Dracena, firmou convênio com a Associação Lagoa Dourada, cujo propósito é o de auxiliar tantos os pescadores profissionais, quanto entidades assistenciais de Panorama.
Segundo o presidente da Associação, Orisvaldo Barreto, 39 pescadores cadastrados como profissionais e que vivem exclusivamente da pesca, serão beneficiados com o convênio. Para ele, todos os peixes que forem capturados por esses pescadores serão adquiridos pela Conab eliminando assim, a figura do atravessador. A princípio estarão sendo comercializada tilápia, curimba, trairá e piau.
A proposta é de se fixar um teto de venda para os pescadores e esses ao entregar os produtos, poderão retirar o dinheiro correspondente na agência do Banco do Brasil. Assim, segundo Barreto, os pescadores estarão vendendo seus peixes pelo preço de mercado, o que consequentemente terão maiores ganhos.
A Conab comprará toda a produção durante o prazo de validade do convênio que prevê repasse de recursos da ordem de R$ 165 mil, através do Programa de Aquisição de Alimentos.
Os produtos serão entregues no entreposto que passará por uma remodelação e, em seguida serão doados para o Fundo Social da paróquia São José, Apae e Napac.
O documento final foi entregue no encontro ocorrido na Casa da Agricultura de Panorama, na presença do engenheiro agrônomo Luis Alberto Pelozo.