A série de audiências públicas que a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento promove anualmente, desde 2005, para discutir com a população a peça orçamentária para 2012 e recolher sugestões que poderão tornar-se emendas, começa hoje (19), em Presidente Prudente, às 10h, na sede da OAB; e, em Assis, às 18h, na Câmara Municipal. Espera-se uma grande participação popular tanto em uma cidade como na outra. Prudente é sede da 10ª Região Administrativa de São Paulo, que compreende cidades como Adamantina e Dracena e, Assis é parte da 11ª Região, cuja sede é Marília e compreende cidades como Tupã e Ourinhos.

Presidente da CFOP, o deputado Mauro Bragato (PSDB) atribuiu às audiências públicas as ações que vêm sendo efetivadas pelo Executivo desde 2005 e que resultaram em programas como o Pró-Vicinais, que prevê a construção de estradas em todas as regiões do Estado e o Pró-Santas Casas, que auxilia esses hospitais. Bragato destacou a importância do papel das audiências, que é o de interlocutor entre as demandas da população e o Executivo. Bragato fez questão de iniciar a série de encontros por Presidente Prudente, pois as últimas audiências realizadas na cidade foram as que tiveram maior participação popular. “Deverá ser mais um encontro com forte participação de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias”, previu.

O deputado Ed Thomas (PSB), membro substituto da CFOP, acha positiva a iniciativa da Assembleia de discutir com a sociedade o orçamento estadual. Ele lembrou que foram apresentadas mais de cem emendas ao Orçamento para este ano, originárias de sugestões apresentadas durante as audiências.

Reinaldo Alguz (PV) lembrou que a Alta Paulista recebeu indústrias sucroalcooleiras “que têm impactado positivamente na produção de álcool e de açúcar, gerando energia e, na esteira desse crescimento, gerando empregos, mas que vai demandar uma adequação viária na região”. “Vai ser importante discutir onde as obras são necessárias”.