A Secretaria de Saúde de Dracena elabora os projetos de construção e reformas dos postos de saúde que receberão as equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), autorizadas no último dia 15 de junho pelo Ministério da Saúde. Na cidade, serão seis equipes de ESF a serem implantadas no Jardim Santa Clara, Jardim Jussara, São Manoel (2) e Jardim Brasilândia (2).

Milena de Castro, secretária municipal de Saúde, informou que o ESF é um modelo de atendimento baseado no trabalho de equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de saúde com foco na família. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), além de dentista e auxiliar de saúde bucal.

“Agora, estamos na fase de elaboração dos projetos para adequar o espaço físico e acomodar as equipes. Parte dos recursos para a construção de duas unidades já foram liberados e, em breve, será feita a licitação das obras”, disse a secretária. Os recursos referem-se à construção de uma unidade no Jardim Jussara e do anexo ao posto do Jardim Brasilândia.

Além dos R$ 200 mil enviados para cada unidade, haverá o investimento do município com recursos próprios nas reformas dos demais postos.

Entre os benefícios do ESF, Milena citou o modelo preventivo de saúde ao invés do curativo. “Hoje, as pessoas procuram o serviço de saúde quando já estão doentes, mas a proposta do ESF é estabelecer vínculos com a população assistida, prevenindo os agravos à saúde”, ressaltou. Outra vantagem é que os médicos ficarão nas unidades o dia todo para atender a população.