As crianças menores de cinco anos residentes em Dracena compareceram novamente aos postos de saúde no sábado (13), para a segunda fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Segundo os dados informados até a manhã de ontem, em Dracena, 2.206 crianças menores de cinco anos foram imunizadas contra a doença, o que representa cobertura de 95,37% da população na faixa etária da campanha.
A Secretaria de Estado da Saúde também decidiu prorrogar a vacinação até sexta-feira (19) em todos os municípios paulistas. Assim, as crianças que ainda não tomaram a vacina podem ser levadas ao Centro de Saúde Takashi Enokibara e Posto Albert Sabin (São Manoel) em Dracena.
No sábado (13), em todo o Estado, foram vacinadas 1,8 milhão de crianças menores de cinco anos, o que representa cobertura de 64,7% do total. A meta é imunizar 2,83 milhões de crianças no Estado.
“Os pais e responsáveis devem proteger seus filhos contra a poliomielite, levando as crianças para tomar a segunda dose da vacina Sabin. Desta forma, todos colaboram para evitar o retorno da circulação do vírus causador da doença ao Estado”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas todos os anos.