Quinhentos e cinquenta mil embalagens. Esta é quantia de saquinhos plásticos que o Programa Viva Leite de Dracena, em dois anos, conseguiu reutilizar, evitando o descarte na natureza. As embalagens recolhidas seguem para o Viveiro Municipal e são utilizadas como balainhos na produção de mudas.

Desde setembro de 2009, um decreto municipal exige que os beneficiários do programa devolvam as embalagens de leite entregues no dia anterior para o fornecimento do leite do dia. Por mês, são recolhidas 23 mil embalagens, segundo informou o coordenador do Viva Leite em Dracena, Durval Ribeiro da Silva.

Ele destacou que antes do decreto, apenas 10% dos saquinhos eram devolvidos. “O decreto veio reforçar as ações do programa junto aos beneficiários, que passaram a colaborar com o meio ambiente fazendo um bem à comunidade como um todo”, pontuou Durval. O resultado foi tão positivo que alguns integrantes do programa até levam outras embalagens de leite para o recolhimento.

Além dos benefícios para o meio ambiente, Durval comentou que a exigência da devolução das embalagens também contribuiu para a fiscalização do programa, dificultando os desvios e irregularidades como venda ou troca do leite em bares, ou ainda que mães deixassem o leite estragar para dar às crianças.

A entrega do leite é feita toda segunda, quarta e sexta-feira para crianças de seis meses até 7 anos. Trabalham na distribuição: Taísa, Leila, Stephany, Uelda, Daiane, Samara, Michele e Tainá. O recolhimento das embalagens ocorre toda quarta-feira nos pontos de distribuição do programa.

“É um projeto que deu certo e contou com o respaldo legal para trazer benefícios a toda comunidade”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Milena de Castro.