Os adolescentes da Instituição Novo Amanhecer (INA) visitaram o Parque Estadual do Aguapeí, que ocupa parte do território dos municípios de Castilho, Nova Independência, Guaraçaí, São João do Pai D´Alho, Monte Castelo e Junqueirópolis, num total de mais de 9 mil hectares. Antes do passeio, a turma ouviu as explanações do biólogo Nelson Gallo, gestor do parque.
O Parque Estadual do Aguapeí foi criado mediante uma obrigação de compensação ambiental que a CESP deveria fazer ao Estado de São Paulo em função dos impactos ambientais provocados pela construção da Usina Hidroelétrica Sérgio Motta.
A área contêm uma pequena e resistente população de cervo-do-pantanal, o maior cervídeo da América do Sul, incluído na lista oficial brasileira de mamíferos ameaçados. Além disso, possui uma variedade de espécies como a onça-parda, gato do mato, porco-espinho, queixada, cateto, anta, veado-mateiro ou catingueiro, lontra, ariranha, raposa, cotia, paca, gambá, teiú, jacaré preto, jacaré do papo amarelo, capivara. Entre as aves destaca-se o jaburu, pato-selvagem, gavião-pomba, tucano-de-bico-amarelo, tucano-de-bico-vermelho, entre outros.














