A frente fria que chega ao Sul do país deve provocar chuvas fortes e frio intenso em toda a região durante o dia de hoje (19). O ambiente estará favorável a temporais, chuva de granizo e possibilidade de intensa concentração de raios e ventos fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê neve para sábado (20) em Santa Catarina e na serra do nordeste no Rio Grande do Sul. A temperatura mais baixa deve ser registrada no domingo (21), com os termômetros chegando a -4 graus Celsius (°C), em Santa Catarina.
“Esta queda brusca já vai ser sentida amanhã. Hoje, nas serras gaúchas, os termômetros marcam 10°C, mas, no sábado, caem para 0°C e o mesmo deverá ocorrer na região serrana de Santa Catarina – a temperatura que esta manhã é de 7°C amanhã cai para -1°C”, explicou Gil Russo, meteorologista do Inmet.
Volta a gear no domingo, segundo Russo, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, onde a chuva será ininterrupta até o início da próxima semana, deve gear na segunda-feira (22).
A chuva das últimas horas já começa a causar transtornos em várias regiões parananeses. No sudoeste, em Francisco Beltrão, já há registro de alagamentos. Só ontem (18), choveu em Toledo 96 milímitros (mm). Segundo o serviço de meteorologia do estado, Simepar, a média climatológica é de 100 mm para todo o mês de agosto na região.