A semana começa com frio intenso em toda a Região Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros hoje (22) oscilam entre -3 graus Celsius (°C) e 21ºC. A sensação térmica fica ainda mais intensa devido à alta umidade e à ausência de sol. As mínimas registradas pelas estações meteorológicas do Inmet, até o momento, ocorreram em Urubici (SC), de -2°C e em São José dos Ausentes (RS), de -1°C.
Segundo a meteorologista Sheila Paz, do serviço de meteorologia do estado do Paraná (Simepar), devido à atuação da massa de ar frio, as temperaturas estão inferior a 10ºC na maioria das regiões paranaenses. “A sensação de frio fica mais acentuada por conta do tempo nublado, úmido e chuvoso.”
Em Curitiba e região metropolitana, a temperatura no início da manhã variou entre 5ºC e 6°C, mas o vento causou uma percepção de frio mais intenso. “Na capital, por exemplo, a sensação térmica foi de 1,9°C.”
As chuvas hoje são fracas e contínuas no Paraná. Na região de fronteira, em Foz do Iguaçu, choveu muito no final de semana. O técnico Cláudio Luiz, da área operacional das Cataratas do Iguaçu, disse que de sexta-feira (19) para sábado (20) a quantidade de água do Rio Iguaçu e seus afluentes fez com que a vazão do ponto turístico chegasse a 15 mil metros cúbicos por segundo, quando o normal é, no máximo, 1,5 mil metros cúbicos. “Hoje a vazão está em 7,5 mil metros cúbicos por segundo”, informou o técnico.
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a chuva que atinge a área norte do estado desde a madrugada vai se estender para as demais regiões no decorrer do dia, permanecendo na faixa leste até a terça-feira (23).
Entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí, o planalto norte e o litoral norte, a chuva deve ser mais persistente com acumulados entre 40 e 80 milímetros (mm). O Ciram alerta que no litoral norte há risco de alagamentos. O mar permanece agitado em Santa Catarina, com picos de onda de 3 metros a 4 (m) até quinta-feira (25). Há risco de ressaca entre Florianópolis e o litoral norte, amanhã (23). As condições são desfavoráveis às atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.