O terapeuta ocupacional Reder Nantes Tsuji tem motivos para comemorar. Ele foi aprovado e irá participar de renomados congressos em sua área, apresentando os trabalhos que desenvolve no Ambulatório de Saúde Mental de Dracena e no do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf sediado em Tupi Paulista e com parceria dos municípios de Monte Castelo, Nova Guataporanga, São João do Pau D’Alho e Santa Mercedes. No Nasf atende gestantes, hipertensos, diabéticos e pessoas com distúrbios mentais.

Os trabalhos Agressividade: Do negativo ao positivo (desenvolvido no Ambulatório de Saúde Mental de Dracena) e Gravidez na Adolescência – Nasf: Do conflito ao ato afetivo serão apresentados no VI Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária Integrativa, III Encontro Internacional de Terapia Comunitária Integrativa e II Encontro em Pesquisa de Terapia Integrativa em Santos, no fim deste mês. 

Reder também apresentará os trabalhos Terapia Ocupacional no Nasf – Prevenção de risco psíquico pré e perinatais e Terapia Ocupacional no Ambulatório de Saúde Mental: Um Olhar Humanizado no XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, capital paulista, em outubro.

Além dos congressos, a última edição da revista do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito-SP) traz uma matéria com Reder.  O veículo destacou quatros profissionais – três fisioterapeutas e um terapeuta ocupacional – que são exemplos de sucesso. 

Na entrevista, ele contou que sua trajetória profissional foi delineada pela identificação com as áreas de neurologia e psiquiatria. Também citou o exemplo de um paciente, que sofria de surtos de fobia, depressão e que abusava de medicamentos depois de ter sido abandonado pela ex-mulher e ter que cuidar sozinho dos cinco filhos. O terapeuta ocupacional explicou que com a participação em grupos terapêuticos e de oficinas no ambulatório, o paciente reduziu o uso de medicação e adquiriu confiança, autonomia e capacidade de trabalho. 

 Reder é formado em Pedagogia pela Unesp e Terapia Ocupacional pela Unimep. Possui uma pós-graduação em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco (UCB), especialização em Terapia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e dois cursos de extensão um em Deficiência Mental e o outro em Psicomotrocidade. Já atuou no Ambulatório Médico de Especialidades – AME – e Apaes.