Neste mês de agosto foi realizado mais um encontro com jovens beneficiários do “Programa Ação Jovem” em Dracena. Cada jovem recebeu um guia de orientação com o que existe no município nas mais diversas áreas e as possíveis escolhas que podem ser feitas para aprimoramento e aperfeiçoamento profissional e pessoal. O município irá oferecer aos jovens beneficiários do “Programa Ação Jovem”, que ainda não realizam curso profissionalizante, os cursos na área de grafitaria, informática, desenho, maquiagem, fotografia, panificação, conforme interesses e disponibilidades de cada beneficiário.

Os beneficiários devem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Dracena, avenida José Bonifácio, 1.341, portando boletim do 2º bimestre e declaração de curso ou trabalho.

Qualquer dúvida e esclarecimento podem ser dirimidos pelo telefone 3822-6899 com a assistente social Elisandra Murer Fruchi, responsável pelo programa.

O “Ação Jovem” é um programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo voltado aos jovens de 15 a 24 anos de idade que estimula a conclusão da escolaridade básica, ou seja, Fundamental e Ensino Médio, e propicia a oferta de ações complementares para o desenvolvimento pessoal. Para esta finalidade o jovem recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 80, e com a obrigatoriedade de 75% de frequência mínima por semestre, aprovação escolar, participação nas atividades complementares oferecidas pelo município e, caso seja gestante, comprovação das consultas pré-natal. No município de Dracena são 332 jovens beneficiários do programa, participando destes encontros mensais e também desenvolvendo trabalho produtivo na condição de aprendiz ou realizando cursos profissionalizantes e técnicos. O Programa em Dracena conta com a parceria da “Instituição Novo Amanhecer”. Estes encontros mensais visam ampliar a oportunidade de desenvolvimento de proteção e de inclusão social, sendo que, neste mês de agosto, foi abordado o tema “Trabalho e Empreendedorismo”, visando informar, orientar e/ou qualificar o jovem com vista ao encaminhamento para o mercado de trabalho; estimular e praticar a criatividade, inovação e empreendedorismo. Para abordar este tema o encontro contou com a participação dos professores Marcelo Plens, Andréia Ubeda e o diretor Jose Leite da Silva Neto, da REGES – Rede Gonzaga de Ensino Superior de Dracena, que através de suas vivências mostraram a importância de se buscar informações e ter objetivos de realização de cursos e ingresso no Ensino Superior; as alternativas oferecidas pelo governo, como Escola da Família, PROUNI, FIES, para cursar uma faculdade gratuitamente; e as exigências do mercado de trabalho atual, bem como motivá-los a buscar o que o município oferece. No momento, o município não possui vagas disponíveis para ingresso de novos beneficiários no “Programa Ação Jovem”.