O grupo da Seleção Brasileira que está reunido desde segunda-feira (12) na cidade de Córdoba está nos preparativos para o duelo contra a Argentina, hoje, às 21h50 (de Brasília), em jogo válido pelo Superclássico das Américas.

Batizada de Superclássico das Américas, a reedição da Copa Roca entre Brasil e Argentina vale troféu e coloca em campo a maior rivalidade futebolística do continente. O clássico ainda não empolga argentinos e brasileiros, o que de certa forma reflete o momento irregular vivido pelas seleções dos países.

Pelos resultados de competição recentes, Brasil e Argentina concorrem no momento com o Paraguai pelo posto de segunda melhor seleção do continente. O primeiro posto é inegavelmente do Uruguai, campeão da Copa América, semifinalista da última Copa do Mundo e melhor sul-americano no ranking da Fifa. 

Fora isso, tanto Mano Menezes como Alejandro Sabella – técnico que assumiu a Argentina há duas partidas – lutam contra a desconfiança com seleções que nas últimas duas Copas do Mundo fizeram papéis de coadjuvantes. E que recentemente têm apresentado irregularidades, como ficou provado em uma Copa América decepcionante para os dois países com a eliminação nas quartas de final.

Além de não opor as seleções em momentos de força e confiança, o duelo teve um esvaziamento de atrações. Com a possibilidade de convocar apenas jogadores atuando nos campeonatos locais, naturalmente estrelas como Messi e Júlio César ficaram fora do confronto. 

Outros atletas de destaque, como Ganso, Riquelme e Verón, machucaram-se e também não vão atuar. Neste quadro, o clássico tem tido um tratamento mais frio do que normalmente ocorre em outras oportunidades. Até agora faltam polêmicas, provocações e discussões que geralmente antecedem um Brasil x Argentina no futebol.

O técnico Mano Menezes ainda não divulgou a escalação do time canarinho, mas a tendência é que a equipe entre em campo com a seguinte formação: Jefferson, Danilo, Rever, Dedé e Cortês; Ralf, Paulinho e Lucas; Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião. O jogo será transmitido nessa noite  às 21h50m (de Brasília) pela Rede Globo.