Hoje, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), faz plantão de atendimento no município de Irapuru, das 8 às 14h, no Centro Cultural (Av. Nove de Julho, 298).
O objetivo é renegociar dívidas de moradores inadimplentes e regularizar contratos de gaveta.
A ação faz parte da campanha “Fique em Dia com a sua Casa”, lançada para promover a regularização financeira e contratual em todo o Estado. Serão cerca de 400 plantões de atendimento até o final do ano nas cidades com maior número de contratos ativos.
A CDHU oferece condições facilitadas para a renegociação de dívidas. Moradores que possuem “contrato de gaveta” também podem regularizar a situação. A estimativa da Companhia é aumentar a arrecadação em cerca de 40 milhões.
“Com os plantões, a CDHU oferece a oportunidade aos mutuários de quitarem, por exemplo, apenas 10% daquilo que devem, e depois renegociar o restante pagando até 5% do salário mínimo. Podem também, inclusive, entrar em um processo para ampliar o prazo de pagamento. Com isso, desejamos chegar a um acordo onde todos fiquem satisfeitos”, diz Silvio Torres,
secretário de Estado da Habitação.
Os mutuários terão alternativas e facilidades para regularizar débitos. A dívida pode ser parcelada mediante amortização mínima de 10% do total, facilitados em até três vezes. O FGTS pode ser utilizado para quitação do saldo devedor. A parcela mensal mínima será equivalente a 5% do salário mínimo, R$ 28,00.
O mutuário que quitar o débito à vista será isento de juros de mora. Quem já efetuou algum acordo com a CDHU no passado e encontrou dificuldades em cumpri-lo terá uma nova oportunidade para renegociar toda a dívida.
Moradores que adquiriram imóveis por meio de “contratos de gaveta” poderão regularizar a situação. Para isso, devem comprovar que se enquadram no perfil de atendimento da CDHU e o documento deve estar de acordo com os requisitos legais e administrativos. Nesses casos, o financiamento poderá ser transferido ao comprador.
Pela Internet (www.habitacao.sp.gov.br) ou pelo telefone 0800 880 2146, o interessado poderá se informar sobre a campanha, verificar os locais dos plantões e os documentos necessários para a negociação. O mutuário pode também pelo site obter informações sobre o financiamento, emitir boletos de pagamento, calcular o débito, parcelar dívida, fazer propostas de renegociação, entre outros serviços.