Ontem (29) e hoje (30), no Centro de Treinamento Senai de Dracena, ocorre o curso de compras governamentais com o consultor Gustavo Grisa, da CNM – Confederação Nacional dos Municípios. O objetivo é capacitar os funcionários públicos do setor de compras para promover o desenvolvimento municipal a partir da inclusão dos fornecedores locais, numa iniciativa da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) em parceria com a CNM e Sebrae.
Valter Martins, presidente da Amnap e prefeito de Osvaldo Cruz informou que os municípios que já aprovaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas podem comprar os produtos dos microempresários locais com dispensa de licitação, fortalecendo, assim, os pequenos negócios e gerando mais emprego e renda na região.
“A prefeitura é a empresa que mais gasta, mais emprega, mais compra e tem a função de fortalecer os negócios em sua cidade, prestigiando os microempresários locais, mas para isso, é necessário que o setor de compras saiba como proceder”, destacou o presidente.
Ele só lamentou a pouca participação dos prefeitos da região e funcionários municipais. “Sendo a empresa mais importante no desenvolvimento do município, a prefeitura precisa se preparar para melhorar sempre a prestação de serviços; sem capacitação isso não é possível”. Valter ainda disse que o principal objetivo desta diretoria da Amnap é a capacitação dos gestores.
Comentou também sobre a aprovação da Emenda 29, que trará mais recursos para a saúde, resultado de um trabalho conjunto dos municípios e associações como a Amnap, além dos esforços para aprovar a emenda dos royalties do petróleo para que os municípios recebam uma cota parte.