Banhada pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico, a República da Costa Rica fica totalmente nos trópicos. Boa parte do país é extremamente montanhosa e coberta por diferentes tipos de florestas tropicais. Quase um terço de seu território é protegido por reservas naturais.

O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior crescimento do país, superando até a exportação de banana, abacaxi e café juntos, historicamente os produtos tradicionais de exportação costarriquenha. O crescimento acelerado do turismo começou em 1987, com o número de visitantes indo de 329 mil em 1988, para 1 milhão em 1999, até atingir 2 milhões em 2008.

O principal atrativo da Costa Rica é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem 25% do território nacional, proporcionalmente a maior do planeta. A natureza costarriquenha é sem dúvida magnifica e hospeda uma rica variedade de flora e fauna. Estima-se que por lá se encontram 5% da biodiversidade do mundo em menos de 0,1% de terra firme do planeta.

O que também chama a atenção de turistas são as numerosas praias no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, ambos litorais separados somente por aproximadamente 100 quilometros. Outra atração imperdivel é vistar os inumeros vulcões localizados nos parques nacionais. Para quem gosta de caminhadas e vistas, há opções como os vulcões Arenal e Rincón de La Vieja. Nas cercanias de lagos e áreas vulcânicas dá para conhecer os “pisotes”, simpáticos bichinhos parecidos com quatis. Eles são muito amáveis e vêm comer na mão dos turistas. E por falar no vulcão Arenal, ele era considerado extinto até que na manhã do 29 de julho de 1968 quando entrou em erupção depois de 400 anos de inatividade. Desde então emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões e emissões de materiais piroclásticos.

Preocupados em preservar suas riquesas naturais, em junho de 2007, o governo da Costa Rica anunciou que o país pretende zerar suas emissões de gases do efeito estufa até 2021, aniversário de 200 anos da independência do país.

Não deixe de visitar a Ilha do Coco, situada no Oceano Pacífico, a 532 Km a sudoeste do litoral sul da Costa Rica. A sua área é de 23,85 km², medindo 7,6 km de comprimento por 4,4 km de largura. O local tem uma grande biodiversidade e é a única ilha do Pacífico com uma floresta tropical. Considerado um dos melhores locais para se apreciar espécies de tubarões, raias, atuns e golfinhos.

Cerro Chirripó é a montanha mais alta da Costa Rica, com 3.820 metros de altitude no topo. Está localizado no Parque Nacional Chirripó, na tríplice fronteira entre San José, Cartago e Limón. Apesar de não atingir os 4.000 metros, é a 38ª montanha do mundo em proeminência topográfica. A única forma de chegar ao seu cume é por uma caminhada de aproximadamente 20 Km, a qual se pode realizar em aproximadamente 8 horas.

O Parque Nacional Tortuguero é um dos mais importantes parques do país, devido à sua diversidde ecológica; às suas extensas praias, que são um dos principais pontos de desova das tartarugas marinhas; e também devido à sua fauna e flora varidadas.

A capital da Costa Rica é San José, também a maior cidade do país. Localizada a 1.161 metros acima do nível do mar, desfruta de um clima estável ao longo do ano, com uma média de 23ºC. A cidade ainda é sede da Corte Inter-Americana de Direitos Humanos e da Universidade da Costa Rica, e é servida pelo Aeroporto Internacional Juan Santamaría, a 23 km do centro, em Alajuela.

O povo costarriquenho é extremamente acolhedor, o país é pequeno, a natureza é exuberante, o clima agradável e hospitalidade latina faz com que turistas do mundo inteiro sintam-se em casa. Quer mais motivos ainda para conhecer esse paraíso da América Central? Procure já seu agente de viagens e vá descobrir os encantos da Costa Rica.