A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), oferece, neste segundo semestre, 10.600 vagas em cursos de qualificação, distribuídos em 144 cidades de todo o Estado de São Paulo. O programa disponibilizou 109 modalidades de cursos, entre eles: assistente administrativo, corte e costura, eletricista, informática, mecânico, motorista de carga, pedreiro, recepcionista, repositor de mercadorias, soldador, técnico de vendas, entre outros. No primeiro semestre de 2011, foram capacitados, pela SERT, 9.800 trabalhadores em todo Estado.
As inscrições foram iniciadas ontem (26) e seguem até o dia 30, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade ou nos postos cedidos pela Prefeitura, caso o município não seja contemplado com uma unidade do Posto. Para participar do programa os candidatos devem ter mais de 18 anos e levar RG, CPF e carteira de trabalho. A escolaridade exigida varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.
Voltado para homens e mulheres, os cursos são gratuitos e possuem, em média, 230 horas de duração e serão ministrados pelo Centro Paula Souza, SENAI, SEST/SENAT e SENAC, tendo como objetivo oferecer ao trabalhador paulista uma oportunidade de se capacitar profissionalmente. Os participantes dos cursos regulares receberão bolsa-auxílio de R$ 210, mensais, auxílio-transporte, lanche e material didático.
Em Dracena serão oferecidos cursos de padeiro e confeiteiro (30 vagas), além de técnicas em vendas (30 vagas), no Centro Paula Souza. Na cidade o Posto de Atendimento ao Trabalhador funciona junto com o Banco do Povo, na rua Visconde do Rio Branco, 887.