O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil no Japão, informou hoje (22) que acompanha as buscas pela brasileira Erika Inomata, de 34 anos. Ela é uma das cinco pessoas desaparecidas em decorrência da passagem do Tufão Roke pela região central do país. No total, dez pessoas morreram e 314 estão feridas, segundo autoridades.
Mãe de dois filhos, de 8 anos e 6 anos, Erika Inomata foi arrastada ontem (21) à tarde pelas águas do Rio Hayakaw, em Minobe, no Centro do Japão. Ela tentava passar a pé pela ponte que havia sobre o rio acompanhada pelo brasileiro Marcos Kanematsu, de 32 anos. Mas ambos foram atingidos pelo vento que os arrastou na direção da água.
Nesta manhã, Kanematsu foi resgatado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Mas Erika não foi localizada. O consulado informou ao Ministério das Relações Exteriores que as buscas serão intensificadas.
O Tufão Roke provoca ventos de até 126 quilômetros por hora na direção do Nordeste do Japão. Antes da chegada do tufão, as autoridades japonesas recomendaram atenção redobrada a 16 mil moradores de áreas mais ameaçadas, enquanto cerca de 1 milhão pessoas receberam a orientação de deixar suas casas.