Dois adolescentes da Fundação Casa Irapuru II estiveram em Dracena na tarde de quarta-feira (14), visitando o viveiro de mudas. Eles frequentam o curso de jardinagem com o instrutor Marcos Antônio da Conceição, numa parceria entre a Fundação Casa e o Centro Paula Souza, e vieram conhecer as atividades para montarem um viveiro na unidade.

Além de observarem os canteiros, a estrutura, os adolescentes ainda anotaram todas as informações passadas pelo encarregado do viveiro municipal, Manoel Celestino, sobre a germinação das mudas, preparo da terra, adubação e pulverização de veneno. No local há cerca de 60 mil mudas de 85 tipos entre nativas, frutíferas e ornamentais.

A coordenadora pedagógica, Márcia Bandeira, informou que os adolescentes terminarão o curso de jardinagem no próximo dia 20 e receberão certificado de 54 horas/aula do Centro Paula Souza, assim como os alunos dos demais cursos oferecidos na Fundação Casa. “A visita é uma forma de motivar os adolescentes, através do contato com as atividades que estão aprendendo nos cursos”, disse.

Todos os jovens que cumprem medidas socioeducativas na unidade frequentam os cursos e alguns já estão inseridos no mercado de trabalho, comentou Márcia. Ela ainda agradeceu ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso e à Associação de Produtores Rurais, presidida por Gislaine Oliveira Gomes, pelo espaço aberto aos adolescentes.

Os dois adolescentes destacaram a experiência nova e o aprendizado com a visita. Um deles também tem familiares trabalhando em viveiro e em orquidário, o que facilita a identificação com a atividade. O outro, por já ter alguma experiência com a pintura, disse que gostou bastante do curso de texturização.

Também acompanharam a visita Jailson Diogo, referência dos cursos de educação profissional da Fundação Casa e Juliano Oliveira, agente de apoio socioeducativo.