Acostumado com o ditado popular “filho de peixe, peixinho é” desde os 8 anos de idade, quando atravessou pela primeira vez o rio Paraná a nado, Ulisses Carvalho – hoje com 27 anos – tem treinado rigorosamente para a 46ª edição da Travessia do Rio Paraná, que ocorre em Panorama no próximo domingo (11). Neste ano, ele será uns dos que defenderão a categoria masculina do município anfitrião da tradicional competição aquática.
Filho do nadador Paulo Paranaguá e irmão da nadadora Lívia Carvalho, Ulisses mostra-se confiante para completar a prova – que este ano será de 5 mil metros, dois quilômetros a mais do que nos anos anteriores.
Mesmo acostumado a enfrentar grandes competições pelo Brasil, Ulisses admite que os dois quilômetros a mais exigirão muito dos participantes. “Para o atleta que não estiver condicionado será difícil conseguir completar esse percurso, grande parte dos nadadores que vem atravessar o rio são treinados em piscinas de, no máximo, 1.500 metros”, afirma.
“O rio é muito gelado e pesado, já a água do mar é diferente neste ponto e o sal nos ajuda a desenvolver as braçadas. Prova de 5 mil metros no rio, mesmo com correnteza, é complicado”, disse o nadador sobre as diferenças entre a água do mar e a do rio no desempenho do atleta.
Ulisses Carvalho participou em 2008 da seletiva da Olimpíada para Pequim e em 2007, da prova seletiva para o Panamericano.