A pró-reitora de pesquisa da Unesp, Maria José Soares Mendes Giannini, esteve em Dracena ontem (5) de manhã, quando participou da abertura do 8º Encontro de Zootecnia, 7º Simpósio de Ciências da Unesp Dracena (SICUD) e a primeira fase do 23º Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC) no Teatro Municipal.

Ela informou que o CIC está ligado à reitoria e, novamente, será feito em duas etapas. A primeira é local, quando serão escolhidos os melhores trabalhos para a segunda fase, em Águas de São Pedro, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

“O evento recebe grande número de inscrições, neste ano, foram 2.218. Com as duas fases, criamos um intercâmbio entre as áreas, o contato com outros estudantes e seus trabalhos, que inclusive podem servir de base para o desenvolvimento de novas pesquisas”, ressaltou a pró-reitora.

Pela primeira vez na cidade, Maria José também visitou o campus experimental da Unesp Dracena e fez uma apresentação do panorama da pesquisa aos docentes. A pró-reitora apresentou as experiências do Brasil no campo das ciências, a posição do país em relação ao mundo e a Unesp inserida nesta realidade, além dos programas de pesquisa oferecidos pela universidade.

“A Unesp vem crescendo muito nos últimos anos, investindo em estrutura para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão, de forma que o aluno tenha uma visão formativa e crítica. Em Dracena, a integração entre a Unesp e o município é extremamente importante para o crescimento de ambos. Esse entrosamento só tem a contribuir para a população, que deve usufruir daquilo que é feito na universidade”, finalizou.