Alexandre Fernandes (Adef/Secult/Unifadra/Estilo Livre) disputou na última semana, no Rio de Janeiro, o Brasilian Swimming Open Championship Loterias Caixa com outros 200 para nadadores de 10 países, entre eles EUA, Inglaterra, Suíça e África do Sul, tradicionais seleções no ranking mundial de natação.
Por ser a última competição preparatória antes dos Jogos ParaPanamericanos de Guadalajara, o selecionado brasileiro fechou a participação com larga vantagem de pontos e uma ótima avaliação dos para nadadores que competirão no ParaPan, de 12 a 20 de novembro.
O dracenense Alexandre participou na categoria S8 e mesmo enfrentando nadadores com menor comprometimento físico e motor, alcançou bons resultados, faturando o ouro nos 50m nado livre, a prata nos 100m nado livre e o bronze nos 400m nado livre, além da quarta colocação nos 100m nado borboleta.
Para Alexandre, a conquista de medalhas e melhora de suas marcas em uma competição de altíssimo nível foi muito importante para aumentar sua confiança em relação aos Jogos de Guadalajara, que reunirá recordistas mundiais, medalhistas parapanamericanos e paraolímpicos.
O para nadador já voltou aos treinamentos focando os jogos do México. Ele embarcará para Guadalajara no dia 6 de novembro para um período de aclimatação em função da altitude (1.500m aproximadamente).
O técnico Julio César Monteiro avaliou a participação de Alexandre no Open como muito boa, pois para esta competição foi suprimido apenas o trabalho neuromuscular e a resposta às provas foram boas, principalmente nos 100m e 400m nado livre, provas em que houve manutenção e diminuição de marcas anteriores.
Como Alexandre viajará no dia 6, não poderá defender Dracena nos Jogos Abertos do Interior, que acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de novembro.