O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Admir Gervásio Moreira, entregou diploma e a medalha da ‘Defesa Civil’ ao deputado Mauro Bragato. O coronel Gervásio declarou que o parlamentar está recebendo a homenagem em função dos relevantes serviços prestados à comunidade nas atividades de Defesa Civil.
Bragato se diz muito honrado em sem lembrado pela Defesa Civil que, segundo ele é “a organização de toda a sociedade para a sua própria defesa”.
A Coordenadoria foi criada em 1976, após os desastres decorrentes das intensas chuvas ocorridas em Caraguatatuba (1967) e dos incêndios nos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974) nos quais morreram centenas de pessoas devido à falta de rápida coordenação dos órgãos públicos e integração com as comunidades.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo evoluiu nesses 25 anos através da experiência adquirida nos calamidades públicas em que participou, coordenando ações, suplementando e apoiando municípios e munícipes nos seus momentos mais difíceis. Atuas nas seguintes fases: preventiva, para preparar as populações, operada em situação de normalidade, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos, elaborando planos operacionais específicos; socorro: conduzindo as vítimas aos hospitais; assistencial, encaminhando os flagelados a locais e abrigos seguros e atendendo-os com medicamentos, agasalhos, alimentos e conforto moral; recuperativa: que possibilita o retorno à normalidade e, se possível, executando obras que, além de recuperar a área atingida pelo desastre tenham caráter preventivo quanto a outros eventos adversos que possam assolar a comunidade, fechando-se, dessa maneira, o círculo em que se inserem as fases de atuação de Defesa Civil.