A fase regional do Mapa Cultural Paulista terminou sexta-feira (21), na cidade. A Mênades e Sátiros Cia. de Teatro de Presidente Prudente com o espetáculo A Serpente e O Coral Guiomar Novaes de Dracena regido por Hellen Rose Jurity foram os classificados na fase regional de teatro e canto coral, respectivamente. Ambos participarão da Mostra Estadual na capital paulista e da circulação pelo interior do Estado no próximo ano. Veja as fotos na galeria do Portal www.portalregional.net.br
O 1º suplente foi a Cia. de Teatro Com Licença Vou à Luta, que apresentou ‘O moço que casou com a mulher braba’ e o 2º suplente foi a Báquicos Cia. Teatral de Adamantina com o espetáculo Sexo dos Anjos. O Coral da Seicho-No-Ie de Tupi Paulista também regido por Hellen Rose Jurity recebeu menção honrosa.
A comissão apreciadora formada por Edu Silva, Fábio Farias e Evill Rebouças também concedeu menções honrosas. A Cia. de Teatro Com Licença Vou à Luta recebeu três menções honrosas: sonoplastia (Cido Aragão), produção do grupo (Luiz Zaniboni) e figurino (Zeny de Assis Beneti). A Báquicos Cia. Teatral foi referenciada pelas Visualidades Cênicas; Mênades e Sátiros Cia. de Teatro recebeu quatro menções: conjunto de atores, cenografia Cristiane Pasquim, direção Denilson Biguete e iluminação Celso Aguiar. A atriz Maria Aparecida Alves do Teatro do Porto de Presidente Epitácio recebeu menção honrosa pelo despojamento em cena. Já o Grupo Jovem de Tupi Paulista se destacou pela atriz revelação Adrieli Letícia de Souza e pela transposição de literatura para cena Daniel Franco.
Os jurados salientaram a dificuldade da escolha dos classificados e comentaram que nada iria sobrepor o esforço das produções apresentadas, também agradeceram a acolhida da cidade, principalmente da equipe da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, do produtor do Mapa Cultural na região de Presidente Prudente, Farid Junior e do público.
A comissão apreciadora do Canto Coral foi formada pela soprano e curadora do Canto Coral, Adriana Almeida; professor doutor docente na Universidade Federal de Santa Maria (RS), Pedro Persone no Mapa há três temporadas e pelo diretor artístico e regente da Orquestra de Câmara Paulista, Branco Bernardes, que também é curador de Música Instrumental pelo Mapa Cultural Paulista. Eles estarão hoje (23) na fase regional de Música Instrumental em Tupi Paulista.
O secretário municipal de Esporte e Cultura, Ricardo Camuci, que representava o prefeito Célio Rejani, considerou se tratar de um momento muito importante para a cidade, que está respirando cultura. “De imediato, o prefeito Célio já assumiu a sede do teatro e canto coral. Durante toda a semana tivemos apresentações gratuitas no Teatro e todos nós ganhamos com isso, tanto a população como a cidade que está no cenário cultural do Estado. Esperamos ser sede novamente”, disse. Ricardo ainda agradeceu ao público, jurados, grupos participantes, em especial aos de Dracena.
A plateia estava lotada, entre as autoridades presentes, o prefeito de Tupi Paulista João Ferracini e primeira-dama Ana Maria juntamente com a equipe de Educação e Cultura.