Fernando Saraiva fez história nestes Jogos Pan-Americanos ao ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil no levantamento de peso e a primeira medalha desde Mar Del Plata 1995. Com apenas 21 anos, Fernando somou 410kg e, de quebra, ainda bateu recordes pan-americanos na categoria acima de 105kg.
Na primeira tentativa do brasileiro na final, Fernando conseguiu igualar a melhor marcar atingida pelos seus rivais até então, conseguindo erguer os 176 kg. A quebra do recorde pan-americano no arranque ficou para minutos depois, quando levantou os 181 kg. E quando todos já se surpreendiam com a performance do brasileiro, Fernando ainda impôs novo recorde, de 185 kg.
No arremesso, mesmo já tendo vantagem de 10 kg sobre Patrick Earth Mendes, dos Estados Unidos, e Christian Alberto Lopez, da Guatemala, carregou 211 kg de cara. Marca que foi melhorada ao erguer os 216kg, igualando o recorde total pan-americano até então, do chileno Cristian Escalante, de 401 kg. A terceira tentativa do brasileiro fez Fernando Saraiva se transformar no nome a ser batido na modalidade: 225 kg e total de 410 kg erguidos na competição.
“Treinei muito para isso e estou muito feliz com a minha medalha. Agora, vou continuar meu trabalho”, comemorou Fernando Saraiva, que atribuiu o feito à sua disciplina: “sem dúvidas que não tenho a vida que um cara de 21 anos tem. É muita privação, abro mão de muitos prazeres. Mas tenho um plano de vida”, concluiu.