O Posto Sebrae de Dracena, em parceria com a Prefeitura, Fundec, Associação Comercial e Sindicato Rural, recebe inscrições para as consultorias individuais em: marketing, finanças e administração, com especialistas do Sebrae São Paulo.

O objetivo das consultorias é trazer o conhecimento sobre os procedimentos básicos que devem ser adotados para a gestão adequada de micro e pequenas empresas, evitando o surgimento de problemas que podem atrapalhar ou mesmo impedir o sucesso do empreendimento.

Os participantes serão orientados para resolver problemas pontuais de gestão com rapidez, segurança e economia. As consultorias são gratuitas e as vagas limitadas.

PALESTRAS – Neste mês, o Posto Sebrae também promove várias palestras. Dia 19, às 19h30, na ACE Dracena, haverá palestra sobre Código de Defesa do Consumidor. Objetivo: evitar problemas com o consumidor como insatisfação, perda de vendas, prejuízos a marca, pagamento de indenizações, processo criminal e retirada de produtos do mercado.

Redução de riscos como perda de faturamento e de vendas de maneira a não comprometer o bom desempenho da empresa. Conhecimento dos principais tópicos do código de defesa do consumidor. Orientações sobre regras que devem ser cumpridas por fornecedores e empresas.

Competência para seleção de fornecedores e para a compra de matérias primas ou produtos de terceiros. Informações sobre formas legais para cobrança de dívidas e práticas comerciais consideradas abusivas.

Dia 25, das 19h às 21h, na ACE Dracena, palestra sobre “Pesquisa de mercado, como deve ser feita”. Objetivo: conhecimento sobre o que é uma pesquisa e sua eficácia para os negócios da empresa. Passo a passo para elaborar uma pesquisa: planejamento, questionário, coleta de dados, apuração e interpretação de resultados.

Capacidade para avaliar o comportamento do mercado, com atenção especial ao perfil do consumidor. Tomada de decisões mais acertadas tendo em vista as necessidades do empreendimento. Competência para aplicar pesquisas no dia-a-dia do empreendimento, coletando informações essenciais para melhorar vendas, qualidade do atendimento e relacionamento com os clientes.

Capacidade para identificar possíveis alterações nas preferências da clientela. Competência para medir nível de satisfação do cliente no atendimento na loja, pós-venda e com relação à qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Identificação dos pontos fortes e fracos da concorrência. Possibilidade de adotar ou adaptar as melhores práticas do mercado e referências à sua empresa.

Dia 31, das 19h30 às 21h30, na ACE Dracena, haverá a palestra “Sensibilizando para a organização e limpeza”. Objetivo: capacitação para aplicação da metodologia dos 5 “Ss” que se baseia nos conceitos de utilização, asseio, limpeza, ordenação e autodisciplina para que todos na empresa contribuam para a evolução do negócio.

A metodologia propicia ambientes mais limpos e agradáveis, maior disciplina na empresa, melhor circulação de pessoas, facilidade na localização de objetos e equipamentos. Também confere à empresa menor índice de acidentes, melhor rendimento dos funcionários, ampliação do espaço útil, redução dos desperdícios, diminuição dos custos de produção e aumento da produtividade.

SERVIÇO – Informações e inscrições para consultoria e palestras no Posto Sebrae Dracena, na rua Brasil, 1420, Sala 1. Telefone: 3822-4493 com agentes de desenvolvimento Caio Pedro Lemos e Fabiana Amolaro.