A Prefeitura de Dracena em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, através do Mapa e Circuito Cultural Paulista/2011, realizam na cidade, com entrada franca, uma semana de espetáculos teatrais gratuitos no Teatro Municipal maestro Aécio de Féo Flora. Veja a seguir a programação do Mapa Cultural Paulista – fase regional.

Hoje, às 20h30, Báquicos Cia Teatral de Adamantina apresenta o espetáculo Sexo dos Anjos (classificação 14 anos). Sinopse: Ser ou não ser. Dois homens esperam para uma possível viagem cujo destino é tão incerto quanto a partida. Em meio a lembranças vagas de um passado ainda presente, encontrar a identidade.

Amanhã (19), às 20h30, Mênades e Sátiros Cia de Teatro de Presidente Prudente traz a peça A Serpente (classificação 16 anos). Sinopse: “Até que a morte nos separe” é um espetáculo construído a partir da investigação de cinco contos da obra “A vida como ela é”: O pastelzinho, Desastre de trem, O pediatra, Noiva da morte e Perfume de mulher. De alguma forma, as histórias são guiadas pela temática do amor, casamento e morte, motes recorrentes na obra de Nelson Rodrigues.

Na linguagem narrativa, as histórias revelam os personagens delirantes e o humor ácido e corrosivo próprio do autor e trazem à tona a reflexão sobre um universo povoado de seres que buscam, intensamente, a felicidade na realização do amor pleno.

No embate da morte, destino incondicional dos protagonistas, as tramas ganham dimensões trágicas e fascinantes, quando buscam nas convenções da representação teatral, os argumentos necessários para a ficção. Com efeito, o espetáculo ao contemplar a encenação das cinco histórias, celebra o essencial da vida assim como ela é, vestida de poesia e despida de objetividades.

Na quinta-feira (20), às 20h30, Teatro do Porto de Presidente Epitácio encena Garrafas Mensagens (classificação 14 anos). Sinopse: O poeta, personagem central escreve mensagens e poemas e as coloca em garrafas postando-as no mar. Essas escritas direcionadas às pessoas que conhece por meio de seus sonhos, e que para ele parecem reais. Trata-se de sonhos ou vidas pregressas?

O espetáculo vai se desenvolvendo entre tramas dramáticas e comédias mostrando a vida em seu cotidiano, em diferentes mundos por meio de diálogos, poemas, mensagens e músicas. Passando por vários momentos mostrando diversos níveis sociais e econômicos, conflitos em família, preconceitos, bullyings, comportamentos desajustados, desvios de caráter e outros. As mensagens são recebidas em momentos especiais e tem por objetivo despertar ou acalentar àqueles que as recebem.

Na sexta-feira (21), o público poderá assistir O Caso do Espelho (classificação 12 anos) do Grupo Jovem de Tupi Paulista, às 19h30. Na mesma noite, o grupo dracenense Cia de Teatro Com Licença Vou à Luta apresenta O moço que casou com a mulher braba, às 20h30, (classificação 12 anos).

Sinopse: A cia adaptou um antigo conto espanhol de autoria de D. Juan Manuel, datado de 1300 e escrito no livro “El Conde Lucador”, que conta a história de um moço pobre que se apaixona por uma mulher rica e da alta linhagem. Porém a tal donzela é a pessoa mais brava e má que existe por todas as terras de Espanha, nenhum moço, quis casar-se com tal megera… até agora!

Também na sexta-feira (21), a partir das 21h30, tem início a fase regional do canto coral com o Coral Guiomar Novaes de Dracena e o Coral da Seicho-No-Ie de Tupi Paulista.

O Coral da Seicho-no-ie de Tupi Paulista foi formado em 12/06/2004, conta com 13 componentes e é regido por Hellen Rose Juriti Rodrigues. Já se apresentou em Ibiúna (2006), em São Paulo (2009/2010), alcançou o 3° lugar na Semana dos Festivais em Tupi Paulista (2008) e o 2° lugar na fase regional o Mapa Cultural Paulista na cidade de Osvaldo Cruz (2009).

O Coral Guiomar Novaes de Dracena é um projeto mantido pela Instituição Artística “Guiomar Novaes” e tem como regente a professora Hellen Rose Jurity Rodrigues. Em agosto de 1997 participou pela primeira vez do Mapa Cultural Paulista, classificando-se em 3º lugar na fase regional; de 1998 a 2009 foi o primeiro colocado na fase regional, obtendo a 4ª colocação em 1998 e a 5ª colocação em 2000, o 3º lugar em 2002 e foi vencedor em 2007 e em 2009 na fase final do Mapa, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Ainda em 2008, participou do Festival Internacional de Corais em Belo Horizonte (MG). Ultimamente, além da participação em concursos e festivais, realiza cerimônias musicais em casamentos, formaturas e eventos em geral. 

O produtor do Mapa Cultural na região de Presidente Prudente é Farid Junior. 

O Mapa Cultural Paulista é uma  iniciativa  da  Secretaria  de  Estado  da  Cultura,  realizado  pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura,  que objetiva identificar, valorizar e promover  o  intercâmbio  da  produção  cultural  no  Estado  de  São  Paulo,  e  ao  mesmo  tempo  estimular  a participação de seus municípios em atividades culturais.

A fase regional objetiva a  escolha  dentro  da  diversidade  das  expressões  artísticas  dos que  participarão  no  ano  de 2012 da Mostra Estadual na Capital e da Circulação pelo interior do Estado de São Paulo. Para a realização da fase regional das expressões Canto Coral e Teatro, a Secretaria de Estado da Cultura firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena.

CIRCUITO CULTURAL – A Prefeitura de Dracena em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, através do Circuito Cultural Paulista apresenta o espetáculo teatral “As Pagus” com o intuito de consolidar a política de difusão de espetáculos culturais.

Sinopse: Pagu Senhora está moribunda, quando Pagu Antropofágica pede à ela mais algumas horas de vida para relembrar e repensar seus instantes vividos intensamente em celas, hospitais, navios, países distantes, terras brasilis, seus amigos, amantes, filhos e sua vida jornalística, artística, política e teatral.

Permeado de fumaça e livros e regado a gim “As Pagus” trazem flashs de textos de Patrícia Galvão e de sua vida-obra com poesia e contundência. Várias vidas, várias obras, múltiplas mulheres em uma só alma (classificação 12 anos).

SERVIÇO – Entrada franca todas as noites. Retire seu convite na Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Av. José Bonifácio, 925 para os espetáculos de hoje (18) e amanhã (19).

Os convites para os espetáculos de quinta (20), sexta (21) e sábado (22) podem ser retirados a partir de quinta-feira (20).

REALIZAÇÃO – Governo do Estado de São Paulo, através do Circuito Cultural Paulista em parceira com a Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo.