No dia 12 por volta das 19h30, três equipes da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, em atendimento de denúncia, compareceram nas fazendas Sucurita, Boa Fé e Canaã, bairro Barro Preto em Presidente Epitácio e flagraram em poder de quatro pessoas 17 filhotes de aves silvestres papagaio-verdadeiro (Amazon Aestiva), além de quatro armas de fogo – um revólver calibre 38, duas espingardas chumbeira e uma carabina calibre 22. Também foram apreendidas 48 munições dos calibres 22 e 38, além de dois projéteis calibre 7,62, de uso exclusivo das Forças Armadas.
Diante dos fatos foram lavrados seis Autos de Infração Ambiental por ter espécimes da fauna silvestre sem autorização do órgão competente (Ibama) e por praticar ato de maus, totalizando 36.000,00.
Os envolvidos, as armas, munições e os pássaros foram apresentados na Delegacia de Polícia de Presidente Epitácio, onde foram tomadas as providências cabíveis. O envolvido que estava com as munições calibre 7,62 foi preso em flagrante por posse de munição de uso restrito, sendo encaminho posteriormente ao Centro de Detenção Provisória de Caiuá.
Os papagaios foram encaminhados a Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS) na cidade de Assis, que tem por finalidade prestar auxílio às entidades que se dediquem à pesquisa, fiscalização e preservação das espécies animais e vegetais silvestres, onde foram prestados os primeiros cuidados. Quando estiverem em condições, os papagaios e a arara serão devolvidos ao seu habitat natural.