A Polícia Militar Ambiental de Dracena realizando vistoria na última quinta-feira, a uma fazenda localizada no bairro Nova Marília, no município de São João do Pau D’Alho, atendendo solicitação de um pedestre que passava nas proximidades e informando que no referido local existia um matadouro clandestino, constatou que uma varanda de uma casa abandonada estava sendo utilizada para o abate de suínos.  No momento da fiscalização estavam sendo abatidos três suínos que pesaram 148 kg no total. 

O local é desprovido de qualquer tipo de higiene, aparelhos de refrigeração, totalmente aberto e com inúmeras moscas sobre a carne e vísceras. 

Foi localizado ainda ao lado do local dois cascos de tatu. Diante dos fatos a patrulha rural e ambiental fez a preservação do local de crime e apresentou a ocorrência na delegacia de polícia de São João do Pau D’ Alho por infringir o artigo 132 do Código Penal e artigo 29 da lei 9.605 (lei de crimes ambientais) na esfera penal sendo aplicada multa simples no valor de R$ 1 mil por “guardar produto da fauna silvestre nacional” (artigo 21 da resolução SMA 32/2010) na esfera administrativa.