Com a globalização e a intensificação do comércio em escala mundial, fala-se muito na competitividade como fator de sucesso empresarial. A dinâmica ambiental cada vez mais turbulenta obriga as empresas a desenvolverem uma visão estratégica de seus negócios.

Para atuarem com efetividade nesse ambiente as empresas dependem da capacidade de seus dirigentes para diagnosticar a influência das mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, políticas e legais nos resultados de suas organizações e escolher alternativas estratégicas mais apropriadas para manter a empresa ajustada às necessidades do meio ambiente.

Um recurso metodológico potente para desenvolver aprendizagem relacionada à tomada de decisões no processo de gestão estratégica dos negócios é o jogo de empresas geral computadorizado. Durante o segundo semestre deste ano, na disciplina Finanças IV, os alunos do 6º termo do curso de Administração do Cestupi participaram desse processo de gestão estratégica.

Os universitários divididos em equipes simularam processos decisórios dentro de determinados ambientes de incertezas empresariais. O objetivo está em desenvolver no aluno a capacidade de superação dos problemas e dotá-los de visão estratégica empresarial.

O professor Edilberto Lanzoni conduziu as aulas em laboratório em uma sequência que evoluiu em várias etapas sucessivas de tomada de decisões e encerrou a atividade com a divulgação de resultados obtidos por cada empresa.

Através da internet, no laboratório ou em suas residências, os alunos acessavam o programa para o planejamento e implementação das decisões sob orientação do professor.  “O uso da tecnologia nos proporciona simular o cotidiano empresarial para os alunos, possibilitando desenvolver habilidades ou melhorar as que já possuem, produzindo mais e melhor”, afirmou o professor Edilberto Lanzoni.

RESULTADOS – A equipe vencedora foi a empresa virtual Gelomax formada pelos alunos Cristiane Coggo L. Normídio, Leia Cristina C. Tenório, Rosemeire P. Alves e Sílvia Maria A. Zanoni, que obtiveram 245 pontos. A seguir apareceram as empresas: Snow Hot com 183 pontos; Nevaska, 170; Brasfrio, 164; Refrimais, 110; e, Cold Ease com107 pontos.