Através de um convênio técnico firmado entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Educação (MEC), o Programa “Procel nas Escolas” consiste em um trabalho de mudanças de atitudes e de comportamento da população brasileira através de uma metodologia adequada, “A Natureza da Paisagem – Energia: Recurso de Vida”, para atingir professores e alunos, denominado Projeto “Elektro nas Escolas”.

A metodologia do Programa Procel possui três fases: implantação, acompanhamento e avaliação. Com o objetivo de difundir ações educativas que busquem promover a sensibilização da comunidade escolar para o uso eficiente e seguro da energia elétrica e que gerem mudanças de hábitos de consumo, a Elektro, no primeiro semestre de 2011 capacitou em torno de 1.000 educadores da rede pública de ensino. 

O município de São João do Pau D’Alho aderiu ao projeto e na última quarta e quinta-feira, os alunos da rede municipal e estadual participaram de atividades diferenciadas na unidade móvel da Elektro.

Os alunos tiveram informações sobre os tipos de fontes de energia, orientações quanto aos perigos da energia elétrica e dicas de consumo consciente por meio de diferentes linguagens: lúdica, áudio visual e experimentos.

Além do aprendizado sobre produção e uso adequado, o projeto desenvolvido no decorrer do ano letivo, também visou trabalhar sobre a importância de se preservar as fontes naturais de energia.

Na abertura do projeto estiveram presentes o prefeito José Dinael Perli, vice Idevalte Ungari, a secretária da Educação Creusa Maria Berbel, diretora da escola Rose Almeida Silva, professores e demais servidores do município.