Na última quarta-feira (23) foi comemorado o Dia do Livro. Em Dracena, a população tem acesso a uma variedade de títulos na Biblioteca Publica Municipal Prof.ª Nilce Teresinha Arinos de Carvalho, que possui um acervo de 11.100 livros, entre romances brasileiros, norte-americanos, ingleses, franceses, espanhóis, latino-americanos, espíritas, autoajuda, desenvolvimento humano, poesia, ciência e tecnologia, português, literatura, educação, teatro, psicologia, filosofia, e vários outros gêneros.
Segundo levantamento, os dez títulos mais lidos neste mês foram: O doador; Surpresas da Vida; Superando o Cárcere da Emoção; Vinte Ano, Duas Pessoas, Um dia; Água para Elefantes; A Hospedaria; 1822; Ágape, Dr. House – Um Guia para a Vida e Guia Politicamente Incorreto.
Os frequentadores da biblioteca também podem ler jornais e revistas, como Bravo, Raça, Cult e Caros Amigos e relembrar as músicas e filmes do passado no arquivo de vinis e fitas de VHS.
Os moradores de Dracena ainda podem navegar na internet uma vez que a biblioteca abriga o Acessa São Paulo. São seis computadores que podem ser utilizados gratuitamente. Os interessados devem se dirigir ao local com cópia de RG e comprovante de residência para o cadastro online.
Numa das salas fica a ala infantil, com vários livros, historias em quadrinhos e brinquedos que ficam à disposição das crianças para brincarem no local.
EMPRESTIMO – Os sócios cadastrados podem levar até dois livros e têm prazo de uma semana para a leitura dos títulos escolhidos, podendo renová-los por mais uma semana. No caso de livros mais novos ou lançamentos, que são diferenciados com uma etiqueta, as pessoas só podem utilizá-los por uma semana, já que estes têm maior circulação entre os leitores.
Para se tornar sócio da biblioteca é necessário ir ao local com fotocópias do RG e do comprovante de residência. Uma vez feito o cadastro, no mesmo instante já é possível utilizar os serviços da Biblioteca.
LEITORES ASSÍDUOS – Entre os leitores mais fiéis à biblioteca da cidade, a reportagem encontrou Reginaldo Ferrari de 36 anos. Ele conta que se tornou sócio no início dos anos 2000 e passou a frequentar o local todas as semanas. “Leio de quatro a cinco livros por semana”, diz.
Reginaldo gosta de vários assuntos, mas destaca os autores Machado de Assis, Paulo Coelho, J. J. Benitez e Jostein Garden. Os temas preferidos são ligados a psicologia, humor, teologia, misticismo, filosofia entre outros.
Para ele, a leitura é uma questão de hábito e desculpas como a falta de tempo não colam. “Costumo incentivar meus amigos a ler e acho preferível ler o que se tem vontade a ler por obrigação. A leitura abre a visão de mundo das pessoas”, conclui.
SERVIÇO – A Biblioteca Publica Municipal Prof.ª Nilce Teresinha Arinos de Carvalho, funciona juntamente com a Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo na avenida José Bonifácio 925, das 8h às 17h30 (sem intervalo para almoço). O telefone é 3821-4049.