Cerca de 10 mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Dracena, Adamantina e Presidente Prudente concluíram a última etapa do estágio de três dias sobre mergulho pós-afogamento, nas águas do Rio Paraná ontem (11), durante os períodos da manhã e tarde. 

O cabo Alex, do Posto de Bombeiros de Dracena informou à reportagem que a atividade trata-se de aperfeiçoamento do efetivo do Corpo de Bombeiros em relação a mergulhos para localização de vítimas de afogamento, ação chamada pelos bombeiros no treinamento de pesquisa de afogado, aproximando os policiais da realidade de uma situação real. 

Um boneco de tamanho e peso real de uma pessoa foi atirado nas águas do rio para simular uma cena frequente de afogamento.    

ORIENTAÇÃO – Com a chegada da temporada de intenso calor na região, onde existem áreas de balneário e propriedades com represas, piscinas e lagos, o Corpo de Bombeiros aproveita para emitir alerta para que sejam tomadas medidas de segurança para evitar acidentes aquáticos decorrentes principalmente do desrespeito a área de segurança existentes principalmente nos balneários de Panorama e Paulicéia. 

Uma das precauções a serem tomadas é evitar a ingestão de comidas pesadas e bebidas alcoólicas antes de entrar na água, evitando riscos de afogamento. Recomenda-se aguardar no mínimo 2 horas após a refeição.