Um dos 23 candidatos ao prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo de 2011, Cristiano Ronaldo recebeu ontem a Chuteira de Ouro por ter sido o artilheiro das ligas da Europa na temporada 2010/2011. O português, que deixou Lionel Messi em segundo lugar, aproveitou para provocar a eleição da Bola de Ouro: “este prêmio não depende dos votos de ninguém”, disse.
O camisa 7 do Real Madrid ganhou o troféu das mãos de Di Stéfano, presidente de honra do clube merengue, e de Eusébio, maior ídolo do futebol português e vencedor da primeira Chuteira de Ouro em 1967/1968.
Cristiano Ronaldo marcou 40 vezes no último Campeonato Espanhol. O prêmio leva em conta apenas os gols em ligas nacionais da Europa (Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra e França têm peso maior que os demais países).
Eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2008 (quando também ganhou a Chuteira de Ouro com 31 gols pelo Manchester United), Cristiano Ronaldo perdeu para Lionel Messi o prêmio da Fifa nos dos últimos anos. A Bola de Ouro é dada de acordo com votos de treinadores e capitães das 208 seleções filiadas à entidade, além de jornalistas selecionados pela revista “France Football”.
“É muito melhor disputar com alguém como Messi. Quando se compete contra os melhores é que vemos seu nível de verdade”, afirmou o camisa 7.
Os primeiros colocados da Chuteira de Ouro 2010/2011: 1) Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 40 gols / 80 pontos; 2) Lionel Messi (Barcelona) – 31 gols – 62 pontos; 3) Di Natale (Udinese) – 28 gols / 56 pontos.