As vendas online, um dos maiores segmentos do comércio brasileiro que mais cresce, proporcionam praticidade e conforto ao pesquisar e comprar produtos. Mais de 23 milhões de internautas já fizeram pelo menos uma compra pela internet. Mas alguns cuidados são essenciais para evitar surpresas desagradáveis.

A segurança dos sites de e-commerce é primordial. E o consumidor precisa estar atento a alguns detalhes importantes. O diretor comercial da Eletrônica Santana, Rubens Branchini Martins, lembra que os sites seguros costumam apresentar a letra “S”, no endereço eletrônico (https://). Essa letrinha não aparece em todas as páginas do site, geralmente aparece apenas nas páginas de pagamento. “Alguns ainda apresentam o protocolohttps:// com fundoverde, garantindo ainda mais segurança ao site”, afirma o empresário. Os selos de segurança no topo ou no final da página também garantem confiabilidade. Ao clicar, a empresa certificadora de segurança exibe uma mensagem informado a segurança do site.

Os sites de compra nunca solicitam a senha do cartão de crédito. Este é um dado pessoal e sigiloso. Alguns sites usam o sistema de criptografia, e os dados de cartão de créditos não são acessados nem mesmo pela loja virtual. As senhas de cadastro nos sites devem ter no mínimo oito caracteres, com letras e números e não devem ser passadas a ninguém. 

Além da proteção da loja virtual, os computadores utilizados para a compra também precisam estar livres de vírus. O consumidor precisa manter sempre o computador de uso pessoal com um antivírus atualizado. Usar computadores públicos, como os de lan house, ao realizar compras pela internet pode ser um risco. Se infectados com programas maliciosos podem manter dados sigilosos e cair em mãos erradas.

Antes de decidir pela compra, os internautas podem também verificar o histórico da empresa, através de redes sociais e sites especializados como Reclame Aqui. Na rede, o usuário consegue ler depoimentos de clientes da empresa, com reclamações ou elogios a empresa. Ao realizar uma compra, o cliente deve guardar o protocolo da compra. Os e-mails e mensagens trocadas entre o consumidor e a empresa, como confirmação do pedido e outros dados que comprovem a compra devem ser salvos.