O deputado Mauro Bragato, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo, organizou um inédito evento para ajudar os municípios paulistas a atrair investimentos. Realizado pela Investe São Paulo, pela Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento e pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e da Casa Civil, o Fórum de Capacitação aos Municípios Paulistas para Atração de Investimentos e Obtenção de Linhas de Financiamento reuniu mais de 150 pessoas no Palácio dos Bandeirantes, na segunda-feira (7).

O objetivo do encontro foi capacitar os representantes dos municípios do Estado para atração de investimentos e obtenção de linhas de financiamento. Iniciou com a apresentação do presidente da Investe São Paulo, Luciano Tavares de Almeida, que falou do papel da agência nesse processo, e da superintendente da Nossa Caixa Desenvolvimento, Ana Maria Gava. Também falaram o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, assegurando que o desenvolvimento regional também é prioridade do governo, o deputado Mauro Bragato, e o secretário de Desenvolvimento, Paulo Alexandre Barbosa, que encerrou o evento.

Bragato ressaltou a importância do encontro, que reuniu cinco entidades municipalistas e mais de 60 prefeitos, afirmando que “a partir de agora vamos trabalhar as questões regionais, e começar a tratar da geração de emprego e renda e do desenvolvimento regional”. O presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) e prefeito de Teodoro Sampaio, Ademir Infante Gutierrez, concordou e lembrou que Mauro Bragato mais uma vez “saiu na frente” ao organizar esse importante evento.

O presidente da Ummes (União dos Municípios da Média Sorocabana) e prefeito de Ourinhos, Toshio Misato, também falou da importância do evento. “É fundamental conhecermos a linguagem do investidor e é isso que esse fórum está nos oferecendo”, afirmou lembrando que o papel dessas agências é fazer a interlocução com a área empresarial.

A Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Executa políticas que contribuem para a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para o Estado de São Paulo, com o propósito de estimular a competitividade da economia paulista, a geração de empregos e renda para a população e a inovação tecnológica.

O presidente do Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) e prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva, ressaltou o trabalho da agência dizendo que o principal vai ser saber como atrair empresas para a região. O presidente da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), prefeito de Osvaldo Cruz, Valter Luiz Martins, concorda e acrescenta que “os municípios também podem fazer mais, focando no desenvolvimento regional”.

A Nossa Caixa Desenvolvimento atua como um banco de fomento. Tem como prioridade o apoio financeiro às iniciativas que estimulam o desenvolvimento dos setores produtivos da economia paulista e a melhoria da qualidade de vida da população, contribuindo com a geração de emprego e renda e suas implicações sobre o desenvolvimento social.

Por fim, o prefeito de Bilac e presidente da Amtag (Associação dos Municípios do Médio Tietê e Aguapeí), José Roberto Rebelato, será de extrema importância ‘desviar’ o eixo dos investimentos para o interior do Estado. “Nós fazemos nossa lição de casa e só precisamos criar ferramentas de visibilidade para conseguirmos o progresso e o desenvolvimento do interior”, afirmou.