A Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista) em parceria com Senai, Prefeitura, Câmara e Sebrae-SP promoveram na sede da cooperativa a primeira Semana Tecnológica do setor de cerâmica vermelha do Oeste Paulista com cursos para preparação de massa, regulagem de boquilhas, queima de produtos cerâmicos e eletricidade básica. As atividades da Semana Tecnológica terminaram na sexta-feira (25). A última palestra ocorreu na quinta-feira (24) sobre ‘Eficiência energética no setor de cerâmica vermelha’.

De acordo com Amando Alves de Oliveira, do Senai, o encontro serviu para chamar a atenção da classe ceramista sobre a importância do meio ambiente, economia de combustível, poluição e qualidade do produto. Também como treinamento para os funcionários dessas empresas para tornarem-se especialistas na área de cerâmica. “Hoje os órgãos técnicos estão exigindo maior qualidade do produto”, informou.

Sobre os cursos disponibilizados gratuitamente, Oliveira disse que o primeiro foi sobre matéria-prima como um todo, devido aos problemas com trinca e deformação que estão ocorrendo em algumas cerâmicas.

O segundo curso foi de regulagem de boquilha para dar tratamento ao produto final, que reuniu vários fabricantes de boquilha. O terceiro curso relacionado à queima mereceu crítica do profissional que citou a emissões de fumaça em cerâmicas de Panorama e Paulicéia como ponto negativo tanto para cidade como para a empresa poluidora.