Monte Castelo completa 58 anos hoje (22). Para marcar a data haverá missa às 19h na Paróquia Santa Cecília e em seguida quermesse em homenagem a padroeira do município na Praça José Martimiano Seixas com barracas típicas, frango assado, leilão de prendas e música ao vivo com a Banda Estância Divina.

Seguindo o calendário de festividades, de quinta-feira (24) até sábado (26) será realizado o Rodeio Show-Monte Castelo 2011 com montarias em touros e cavalos, com baile show todas as noites no loteamento Frei Galvão.

No dia 3 de dezembro, será promovido o II Torneio de Voleibol feminino, no ginásio de esportes Denis Tobias, às 8h30 e para encerrar as comemorações haverá Torneio de Futebol no bairro Moryama dia 4 de dezembro, às 15h.

O prefeito Francisco Suares de Lima (Pi) e a câmara de vereadores parabenizam a população pela data. Entre as conquistas realizadas nos últimos 12 meses pela atual administração estão as aquisições de ônibus escolar, veículo para setor administrativo e veículo para gabinete do prefeito, retroescavadeira; cartão alimentação aos funcionários; reforma da Emei Maria de Assis Gonçalves, reforma do Centro Comunitário Prefeito José Bernardo “Zelão” e a entrega de 138 novas unidades habitacionais, prevista para o próximo mês, com infraestrutura urbana (iluminação pública, aquecedor solar e telefone público).

HISTÓRICO – Em 1946, Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati idealizaram a fundação de um povoado. Depois de estudadas as possibilidades, ficou resolvido que o povoado seria localizado na curva da estrada que liga Andradina e Tupi Paulista, ex-Gracianópolis, a 12 km do rio Feio e se chamaria “Galante”. 

Um ano depois, em 1947, foram construídas as primeiras casas, chegaram os primeiros povoadores: Joaquim Dias, Altino Cruz, Osório de Almeida e Pedro Nolasco, o primeiro comerciante. As terras férteis para a lavoura onde se plantam os cafezais, algodão, milho e arroz contribuíram para o desenvolvimento do povoado. 

Com seu crescente progresso, surgiu a ideia de elevar o povoado a distrito de paz, o que conseguiram pela promulgação da Lei Quinquenal nº 233 de 24 de dezembro de 1948, instalado em 1º de janeiro de 1949, com o nome de Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que lutando pelos ideais, tombaram nos campos de batalha, em Monte Castelo, na Itália.

Com a fertilidade de seu solo onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica fomentando rápido progresso, o distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município, na comarca de Tupi Paulista com território desmembrado do respectivo distrito, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954. 

Neste mesmo ano, a 3 de outubro, realizaram-se as primeiras eleições sendo eleito prefeito Manoel dos Santos Esgalha, um dos fundadores do município. (Fonte Agência do IBGE em Dracena).