A eterna equipe da AEA de 1980 fundada no dia 15 de dezembro de 1972 pelos araçatubenses César Bombarda, Geraldo Costa e Silva, Juracy Violato e Aymoré Chiquito Ortega, a Associação Esportiva Araçatuba (AEA) completa 39 anos hoje (16) com olhos de esperança e renovação.
O clube em seu segundo ano de vida já era campeão. Venceu o Campeonato Paulista da Série A2 de 1973 diante do Rio Claro, em Araçatuba.
Ganhou, ainda, os Campeonatos Paulistas da Série A2 de 1991 e 1994 e venceu a Série A3 em 2003.
Após um período de turbulências, a equipe foi rebaixada de divisão em 2005 e, devido ao desempenho ruim dentro de campo e a falta de investimentos, acabou sendo desativada.
Recentemente, um grupo de empresários anunciou investimentos para ressurgir a AEA, mais conhecida como Canário da Noroeste.
A empresa Valdir Peres Sport Business, comandada pelo ex-goleiro do Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira, Valdir Peres, firmou parceria com o atual presidente da AEA, Paulo Bueno Dias, e projetos como a reforma do estádio municipal Adhemar de Barros, a contratação de atletas para disputar a Série A2 do Campeonato Paulista de 2012 e a criação de peneiras para jogadores da região já estão em andamento.
Outra novidade é a tentativa da contratação do ex-atacante da Seleção Brasileira, Botafogo e Corinthians, Túlio Maravilha, atualmente atleta do Bonsucesso, do Rio de Janeiro, com 42 anos e que está em busca do milésimo gol na carreira.
A chegada do atacante ao clube araçatubense em 2012 seria uma forma de chamar a atenção da mídia por ser um jogador polêmico e de fama nacional.
NOVO ESCUDO – Para modernizar a AEA e caracterizar o clube Canarinho, dirigentes, parceiros e torcedores do clube se reuniram para definir a mudança do escudo da agremiação.
Após uma votação via internet, um segundo escudo foi o vencedor com 41% dos votos, mas causou a desaprovação de membros da torcida organizada, Piratas Canarinho, e outros torcedores.
Após os próprios torcedores criarem pesquisas independentes sobre o escudo escolhido e terem a certeza de que ele era rejeitado pela maioria, decidiram se reunir com a diretoria e expor outras novas opções de escudos.
O novo escudo traz os mesmos formatos do escolhido na votação via internet, mas com o antigo e tradicional escudo da AEA dentro de sua estrutura.
O registro do ano de 1921 foi adicionado como uma forma de homenagear Araçatuba, que foi emancipada naquele ano.