A cultura caipira do interior paulista estará em destaque a partir da próxima terça-feira (27) no Caipirapuru 2011.

Serão três dias de festa com apresentações a partir das 19h, na Praça Leite Ribeiro, em Irapuru, com entrada franca. Este ano, pela primeira vez, o Caipirapuru integra o calendário turístico do estado de São Paulo.

O 11º Encontro de Violeiros e Cantadores deverá atrair alguns dos melhores instrumentistas da viola caipira do país, como Júlio Santin, Levi Ramiro, Zeca Collares, Milton Araujo, Arnaldo Freitas, Renato Mendonça, o sanfoneiro Tadeu Romano, que se somarão aos músicos da cidade e região, como Edson Esteves e Fernando, Mauro Silva e Oliveira, Jordão e Rio Sereno, Grupo Chora Viola, Nardi e Narciso, Maria Creuza e Panolinho, Cumpadre Alcino e Valdomiro, Pedro Carreiro e Fabiano, entre outros. A dupla irapuruense Mauro Silva e Oliveira deverá lançar seu primeiro CD na festa.

Durante a festa também haverá a 8ª Feira Regional de Artesanato Caipira, o Caipirarte, que este ano tem o apoio do Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAC (Programa de Ação Cultural), com a coordenação da artesã Tereza da Silva Nascimento. Também serão oferecidas oficinas de artesanato, de toque e retoque de viola caipira.

A 7ª Festa do Milho completa o evento, com a participação de entidades beneficentes e parceiros, como Associação Comercial, Clube dos 20, GRAS, Pastoral da Saúde, Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura.

Os participantes ainda poderão conferir o projeto “O Cordel no resgate da Cultura Caipira”, premiado pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, Prêmio Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, com mostra de cultura caipira, oficina e apresentação de cordel caipira. A festa conta com a parceria do Clube Amigos da Viola e do Matura Turismo – Movimento de Apoio ao Turismo Regional.