Empresários de Panorama e Paulicéia participaram no último dia 7 no Náutico Clube, do Circuito Sebrae-SP que teve como palestrante, Fábio Ravazi Gerlach, gerente regional do Sebrae em Marília. O tema foi ações inovadoras e seus resultados. O evento é um projeto novo formulado para levar informação e promover interação entre empresários trocando experiências a fim de promover o aprendizado coletivo.

Gerlach destacou a importância dos empresários refletirem sobre o tema e a necessidade de implantar ações inovadoras em seus negócios. Ele comentou que toda e qualquer empresa pode e deve se preocupar em inovar, independente de seu porte ou setor de atuação.

Afirmou também que o tema está em pauta e, como exemplo, demonstrou a grande frequência de manchetes em diversos veículos de comunicação. Citou alguns exemplos de empresas que valorizam a inovação ao ponto de tornarem como prioridade estratégica em seus negócios, como no caso citado da empresa multinacional 3M.

Durante sua exposição, reforçou a diferença existente entre os conceitos de inovação e invenção, dizendo que a invenção parte da ideia de um indivíduo, portanto, é essencialmente humano, desprendido de algum resultado mercadológico. Enquanto que a inovação é um processo interpessoal que transforma ideias em produtos, serviços e processos com resultados econômicos.

Umas das principais referências para conceituar o termo inovação é o manual de Oslo desenvolvido pela Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE, da sigla em inglês): ‘é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método organizacional nas práticas de negócio, na organização do local de trabalho ou nas relações externas’.

Já para o Sebrae-SP, baseado na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresa, a definição é ‘concepção de novo produto ou processo de produção, bem como agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado’.

O palestrante explicou os diversos tipos de inovações, como a inovação de produto; de processo; de marketing; e organizacional. Em seguida fez uma comparação entre inovações tecnológicas mais complexas e inovações mais simples que podem ser aplicadas em uma empresa de pequeno porte.
Destacou ainda a importância de se criar um ambiente favorável e estimulante para a inovação nas empresas. Sugeriu algumas dicas práticas para reflexão dos empresários: priorizar a inovação; tolerar e aprender com os erros; reconhecer e premiar acertos; e saber recuar.

“Criar um ambiente de inovação nas micro e pequenas empresas é fundamental para competitividade do negócio, ou seja, inovar para ocupar espaço no mercado. As pessoas inventam e organizações inovam. Só será uma inovação quando a ideia (produto ou serviço) for implantada e gerar resultados econômicos para empresa”, concluiu.

Ao final a mediadora Priscila de Lucas Pinato conduziu o debate de forma participativa, convidando a todos para compartilhar informações, contando com a experiência em inovação dos empresários participantes daquele evento.