As festas de final de ano são famosas pelos abusos, principalmente alimentares, que a maioria das pessoas comete. Para quem está de dieta ou quer ter um Natal mais “light” e sem remorsos, é só seguir essa série de dicas valiosas.

Os cuidados devem começar logo pela manhã. Muitas pessoas ficam o dia todo sem comer, esperando a hora da ceia. À noite, elas acabam “atacando” a comida e passando dos limites. O ideal é se alimentar sem excessos, dando preferência a alimentos mais leves, como saladas e frutas frescas. Tome o café da manhã, depois coma uma fruta e evite alimentos gordurosos durante o almoço. Antes de sair de casa para ir à ceia, tome um iogurte desnatado ou coma outra fruta.

Durante a festa, é possível fazer inúmeras substituições: – Se for preparar os pratos, use frutas frescas e não em conserva, que contêm mais açúcar. Use pouco óleo e pouca gordura. – Evite abusar das bebidas alcoólicas, que são extremamente calóricas. Substitua-as por refrigerantes diet ou light, ou sucos com adoçantes. – Fuja dos amendoins, pistaches, castanhas, nozes e batatinhas chips. – Se você é do tipo que não resiste às frutas secas, saiba que os damascos são os menos calóricos. No entanto, substitua por uma fruta fresca sempre que possível. – Cuidado com as saladas de maionese. Consuma as saladas cruas, principalmente as de folhas. – Quanto às carnes, prefira as brancas e os pratos assados. Não esqueça de remover a pele das aves. – Não coma com os olhos. Ao invés de colocar três fatias de tender, coloque apenas uma acompanhada de pedaços de abacaxi. Se houver necessidade, então pegue mais uma fatia. – Os acompanhamentos das carnes são os mais difíceis de escolher. Prefira arroz com passas a purê de castanhas, por exemplo. Se comer farofa, diminua a quantidade arroz. – Na hora da sobremesa, consuma frutas, ou mouses feitas de frutas. Evite doces com chocolate. Coma um pedaço por vez e pense se há necessidade de repetir. 

Tenha prazer em cada escolha, mastigue bem os alimentos, saboreie-os. Quando estamos animados, perdemos a noção do que comemos e levamos mais tempo para nos sentirmos satisfeitos. Não fique pensando no que ainda não comeu. A comida não é a principal atração da festa. Divirta-se conversando com seus amigos e familiares.

Caso tenha comido muito na ceia, não inicie um jejum ou se sinta culpado. Abusos ocorrem de vez em quando. O importante é manter uma alimentação saudável nos outros dias. Afinal, uma dieta balanceada não se resume a uma refeição.