O governador Geraldo Alckimin inaugurou 137 casas com aquecedores solares no Conjunto Residencial Parque Aguapeí com sistema que deverá gerar economia de 30% na conta de energia no final do mês, informou o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres. Recepcionados pelo prefeito de Monte Castelo, Francisco Suares de Lima, o Pi, e pela presidente da Câmara, Ana Lúcia Marinho, o governador e os deputados estaduais Mauro Bragato e Reinaldo Alguz pousaram de helicóptero ao lado do conjunto habitacional.
A Banda Marcial do município se apresentou. Prefeitos de cidades da região estiveram na solenidade.
Alckmin abriu seu discurso em tom de ‘lamentação’ pela derrota do Santos para o Barcelona por 4 a 0 no Mundial de Clubes no domingo. Comentou que o investimento do estado de São Paulo em habitação com recursos do orçamento é único entre os demais estados do país. “Estamos proporcionando a milhares de famílias a chance de saírem do aluguel e deixarem a casa de parentes. Desejo que a casa nova traga felicidades”, disse.
O prefeito Pi discursou em agradecimento ao governo pelo investimento no município e aproveitou para pedir caminhão, academia ao ar livre e galeria pluvial.
O secretário Silvio Torres falou dos esforços para entrega das casas antes do Natal, 18 mil unidades até o final do ano. As casas começaram como auto-construção sendo repassadas depois à empreiteira. Sobre a edificação das casas, garantiu serem todas arrejadas em razão da alta temperatura da região. Em janeiro, novas casas deverão ser entregues na região.
Das 137 casas entregues, sete são adaptadas para portadores de deficiência física e cinco destinadas a idosos. “Todo dinheiro que tiver na secretaria é para ser investido em moradia para quem precisa”, destacou.
Os deputados estaduais Mauro Bragato e Reinaldo Alguz são autores da lei que dificulta a venda das casas populares. José de Castilho Neto e Suelen Bernaqui Bueno de Castilho receberam a primeira chave das casas das mãos do governador.
SERVIÇO – Pessoas com pendências no contrato devem procurar na quarta-feira (21), o setor social de Monte Castelo para regularização.