A prefeitura do Rio de Janeiro fará na madrugada desta sexta-feira (30) uma simulação do esquema de transporte público que será adotado durante as comemorações do réveillon em Copacabana, na zona sul da cidade. A operação tem o intuito de aperfeiçoar o sistema de transporte planejado para o bairro durante a virada do ano. São esperadas 2 milhões de pessoas na festa.
A simulação envolverá a estocagem dos ônibus, os bloqueios dos acessos à praia, as alterações nos itinerários de linhas e a operação especial de tráfego que garantirá a livre circulação dos coletivos, além dos horários especiais do metrô.
Ao todo, mais de 80 linhas de ônibus vindos de várias regiões da cidade circularão pela área do evento. Os ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca e Botafogo). Os locais destinados a estacionamento deverão estar na área do Teleporto e na Avenida Rio Branco, no centro da cidade.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques posicionados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência da praia com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e permitir a fluidez do tráfego. De acordo com a prefeitura, os veículos apreendidos serão encaminhados para depósitos municipais.
A prefeitura informou ainda que a partir das 18h do dia 31, o acesso à Copacabana por carro particular não será permitido, mesmo para os moradores.