O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e Construções do Mobiliário de Panorama, presidido por Mário Lúcio de Queiroz informou que os cerca de dois mil trabalhadores da indústria cerâmica receberam reajuste salarial de 10% repassado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido pelo IBGE. A assinatura das convenções coletivas ocorreu na Federação dos Trabalhadores, na capital paulista.  

A data base da categoria vai de outubro a 30 de setembro de 2012. Trabalhadores com ganho acima do salário normal tiveram 9,45% de reajuste. 

Para o sindicalista, o aumento é tido como satisfatório pela categoria que discutiu intensamente este ano a questão salarial, em meio a impasses travados com o sindicato patronal em São Paulo, refletindo na demora do fechamento do acordo. 

“Houve atraso no repasse do pagamento de novembro. O pagamento já deveria ter vindo com o valor reajustado. Por causa desse impasse na negociação, atrasou a assinatura da convenção coletiva. Os trabalhadores tiveram diferença no ganho salarial refletido na primeira parcela do 13º salário e nos meses de outubro e novembro que deveriam ser pagos entre os dias 5 e 10 de dezembro”.        

Queiroz comentou que o valor do aumento torna-se de fato satisfatório a categoria dos trabalhadores da indústria cerâmica ter um ganho maior que outras categorias. 

Os operários deverão receber parcelas no valor de R$ 86 entre os meses de abril a setembro o PLR (Participação de Lucros e Resultados). É programa de gestão que permite uma maior participação e empenho dos empregados na produtividade da empresa. 

Cláusulas da convenção coletiva foram mantidas, como exemplo do empregado em tempo de serviço militar; empregado em tempo de aposentadoria; multa por atraso de salário e cesta básica.