Apesar de alguns Bancos de Sangue de hospitais de várias regiões do país precisarem de doadores com urgência neste início do ano, a situação em Dracena é diferente. O estoque do Banco de Sangue da cidade, neste mês, apresenta-se estável e com a quantidade necessária para atender a demanda, numa demonstração de que a população de Dracena e região está consciente de que o simples ato de doar salva vidas.

A expectativa de consumo do banco é de 300 a 400 doações por mês para suprir a necessidade entre os municípios de Irapuru até Panorama. O médico Sylvio Adir Miguel, diretor do Banco de Sangue, disse que o tipo sanguíneo mais utilizado é o O negativo, por ser universal, ou seja, que pode ser usado em qualquer situação de emergência.

Ele explicou que apesar do estoque estar compatível com a demanda, as pessoas não devem deixar de doar sangue. “Não está sobrando sangue no estoque, mas se todos deixarem de doar vai faltar. O banco precisa de doador todos os dias do ano, já que o hospital funciona 24 horas por dia e 360 dias por ano e não para de usar sangue”, reforçou o médico.

Sylvio Adir Miguel afirma que a maioria dos doadores encontra-se na faixa até 30 anos e que a quantidade de sangue retirada é calculada através do peso e idade da pessoa, por exemplo, numa pessoa de 70 quilos retira-se 400 gramas de sangue.

Pode doar sangue quem tem entre 18 a 65 anos. Os adolescentes também podem se tornar doadores desde que compareçam no Banco de Sangue acompanhados dos pais ou responsável.

De acordo com o médico, a doação é rápida, o homem pode fazer quatro doações ao ano e a mulher três. O Banco de Sangue funciona ao lado da capela da Santa Casa de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 12h.